Adotar tecnologias avançadas no Ambiente de Trabalho Digital é uma estratégia vencedora para os varejistas

Latin American Voices6 minutes readNov 4th, 2019
SHARE +

Consumidores às vezes lutam para conseguir a ajuda de que precisam – e o serviço que esperam – dos varejistas. Todo mundo sabe disso porque todos nós somos consumidores.

Na era da Amazon, na qual a experiência do cliente é primordial, isso simplesmente não funciona. Se um varejista não oferece a experiência que os consumidores desejam, eles simplesmente vão a outro lugar.

A maioria dos varejistas realmente quer ajudar os clientes. Eles simplesmente não têm as ferramentas ou tempo para fornecer aos clientes um serviço rápido e fantástico. Isso pode criar frustração e desinteresse até mesmo para os funcionários mais dedicados do comércio varejista.

E a falta de engajamento dos funcionários no varejo pode prejudicar a experiência do cliente. É um círculo vicioso.

Tecnologia ultrapassada pode fazer com que os funcionários se desconectem

Fornecer aos profissionais do varejo a tecnologia digital avançada no ambiente de trabalho pode acabar com a loucura.

Uma pesquisa ilustra que existe uma diferença significativa entre as atitudes das pessoas que trabalham em líderes tecnológicos versus os retardatários. Quarenta e quatro por cento dos empregados em empresas atrasadas tecnologicamente estão frustrados com seus empregadores por causa da tecnologia. Estes colaboradores têm mais de 500% de probabilidade de se sentirem frustrados.

E os empregados que têm que trabalhar com tecnologia ultrapassada têm 600% mais probabilidade de se demitirem. Uma pesquisa diferente, com mais de 1.000 profissionais, relatou que 10% deixaram um emprego por causa das frustrações tecnológicas.

O preço do desengajamento dos funcionários é alto

Um relatório Gallup de 2017 indica que funcionários sem engajamento custam entre US$ 483 bilhões e US$ 605 bilhões por ano em produtividade perdida. Os trabalhadores desengajados também são mais propensos a demitir-se.

Isso pode ser particularmente problemático no varejo, onde já prevalece a troca constante de emprego.

Pode levar tempo para novos funcionários do varejo se atualizarem com os processos dos empregadores. Quando os funcionários partem, os varejistas gastam tempo e dinheiro extras recrutando e treinando substitutos. E sempre que um empregado assalariado sai, isso custa ao negócio de seis a nove meses de salário.

Colaboração e Automação mantêm os varejistas conectados

Tais dados ilustram a importância de se investir em tecnologia de ponta. A medida em que os varejistas adotam tecnologias de ponta, há um impacto profundo e duradouro na produtividade e nas atitudes e emoções dos funcionários.

A tecnologia ajuda os funcionários do varejo a serem mais produtivos e ágeis

A tecnologia avançada que habilita o Ambiente de Trabalho Digital ajuda os funcionários do varejo a gerenciar melhor seu trabalho. A colaboração no local de trabalho facilita a interação com os colegas e o acesso aos recursos de que necessitam. E a automação permite o auto-serviço e a melhoria da produtividade.

Sessenta e três por cento dos profissionais  disseram à agência de pesquisa Loudhouse que ter acesso aos recursos de que necessitam os ajuda a ter um melhor desempenho. E 90% disseram que tal acesso é útil.

A colaboração permite que os funcionários do varejo trabalhem juntos para resolver problemas e proporcionar grandes experiências. E isso lhes permite acessar e compartilhar informações de forma rápida e segura.

Com a automação, os varejistas e seus funcionários podem atribuir aos assistentes virtuais tarefas de rotina. Como resultado, os varejistas – e clientes – obtêm acesso rápido aos recursos de que necessitam. Além disso, os varejistas podem gastar mais tempo concentrando-se em atividades de maior valor. É uma verdadeira mudança no jogo do varejo.

Para que tais soluções digitais no ambiente de trabalho cumpram sua promessa, elas devem ser seguras, fáceis de usar pelos funcionários do varejo e oferecer experiências consistentes em todos os dispositivos e locais. A Unisys é especialista em segurança e toma um cuidado especial para tornar as soluções digitais para o ambiente de trabalho amigáveis para o usuário.

Basta olhar para os benefícios que estes Varejistas – e seus colaboradores e clientes – estão desfrutando

O Grupo Exito é um ótimo exemplo de como automação e a tecnologia no Ambiente de Trabalho Digital são seguras e fáceis de usar. A gigante do varejo na América do Sul adotou uma solução de processo de automação, serviços de help desk e outros recursos da Unisys e de nosso parceiro Dell Technologies. Isso permitiu ao Grupo Exito abrir novas lojas em quatro países, oferecer uma ampla variedade de produtos através de múltiplos canais e aumentar a eficiência e o tempo de resposta de seus funcionários.

Com os serviços da Unisys que habilitam um Ambiente de Trabalho totalmente Digital, a Cencosud, outra gigante do Varejo, oferece uma consistente experiência para seus usuários finais por meio de um modelo de service desk unificado. A multinacional varejista excedeu sua meta de 70% de taxa de resolução na primeira chamada e reduziu os custos de entrega de serviço em cerca de 20%.

Uma grande rede de supermercados com sede nos Estados Unidos é outro varejista que aproveita as soluções de Digital Workplace da Unisys para aprimorar as experiências de funcionários e clientes. O objetivo, nesse caso, era garantir o sucesso de todas as lojas próprias e franqueadas, permitindo que vendessem, encomendassem e recebessem produtos continuamente. Por meio de seu trabalho com a Unisys, essa grande rede melhorou o tempo de atividade na loja de 95% para 97%, priorizou incidentes críticos para colocar mais foco nas lojas em baixa e acelerou sua capacidade de adicionar novas lojas à rede.

Por último, um grande varejista automotivo também melhorou as experiências de colaboradores e consumidores com os serviços de Digital Workplace da Unisys, incluindo suporte 24h no help desk. O tempo médio na fila para contato com agentes do help desk também diminuiu, de 30-60 minutos para menos de 40 segundos.

Quando os varejistas fornecem automação e tecnologia avançada de colaboração e fluxo de trabalho para os funcionários do varejo, todos saem ganhando.

Tags-   digital workplace varejistas


About The Author

Mauricio Cataneo

Mauricio Cataneo has joined Unisys in 2006 and today he is VP Client Management for Latin America. Part of Unisys senior leadership team within the region, the executive is in charge of our clients relationship.

VIEW ALL POSTS »