Ao longo das diversas visitas que tenho feito a clientes, de norte a sul de Portugal, tem sido evidente que existe, finalmente, uma recetividade mais generalizada, junto dos seus departamentos de TI, quanto à adoção de IaaS em Clouds Públicas. Já é, manifestamente, menos frequente recolher o comentário: “Não gosto e tenho receio da Cloud”. Ainda acontece, mas houve aqui uma clara inversão e passou a ser a exceção! Parece que é desta!
O facto de as organizações reconhecerem muitos benefícios nas soluções de virtualização, leva-as a refletir sobre o próximo passo, que consiste, fundamentalmente, na libertação das questões mais relacionadas com a infraestrutura de suporte aos seus serviços de informação, focando-se naquilo que é o serviço prestado aos utilizadores e às organizações, com um maior alinhamento às necessidades do negócio.
Curiosamente, também em organismos públicos, tenho visto vários projetos a avançarem com IaaS em cloud pública, havendo já um ou outro caso de adoção generalizada, prescindindo essas organizações de um data center nas suas instalações.
Os cenários de IaaS que constatei que mais motivam a adoção destes serviços têm sido:
Finalizando, tem sido gratificante perceber que os clientes estão mais cientes que a adoção de IaaS em cloud pública lhes pode trazer um maior dinamismo, flexibilidade e eficiência, desde que devidamente acompanhados na sua implementação/manutenção para não se descurar nos riscos associados, estando a Unisys naturalmente disponível para ser parte integrante desse sucesso!
Tags- armazenamento Cloud Data center Disaster recovery IaaS infraestrutura pública virtualização
PREVIOUS POST
NEXT POST